Páginas

04 agosto 2018

[Evento] Anime Friends 2018

   Olá galera, meu parceiro Marcos Maziviero foi em todos o dia do Anime Friends e será o responsável pela cobertura do evento. Então, desta vez, o post será de sua autoria.


   O Anime Friends é um dos maiores eventos de anime/cultura pop da América Latina, agora sendo o segundo organizado pela nova organizadora, a Maru Division. O evento aconteceu nos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho.

  










  Tudo na vida evolui, e isso também se aplica a alguns eventos. Desde o Ressaca Friends o evento mudou seu formato, muito mais parecido com feiras de exposições no estilo CCXP e Bienal do Livro (sendo esta última também realizada no pavilhão do Anhembi). Mas mesmo assim o conteúdo continua praticamente o mesmo, com stands com produtos temáticos de anime, bonecos, acessórios pra cosplay, editoras, algumas delas inclusive adotando uma prática comum em grandes feiras, como a JBC que tinha a moto do Kaneda do desenho Akira para os visitantes tirarem foto em cima dela. E falando nisso, parece que ouviram nossa sugestão e dessa vez colocaram vários cenários impressos em lona pelo evento para o público tirar foto e claro que quem mais tirou proveito disso foram os cosplayers.









   Um fato curioso foi que o primeiro dia do evento aconteceu bem no dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo, e como tem muita gente que gosta de assistir, exibiram o jogo no telão do palco anime, com muita torcida e gritaria (e várias camisas e chapéus verde e amarelos)



  Porém o problema em se fazer um evento nesse formato em grandes pavilhões é a área de alimentação, são oferecidas muitas opções, realmente comida é o que não falta, mas os preços não são nada atrativos, coisa que quando era feito em colégios, universidades, tinha a barraquinha da tia da esquina onde você comprava um hot-dog e um refri sem gastar muito.



  Voltando ao assunto sobre cosplay, dessa vez o evento acertou em cheio em deixar o Palco Anime (onde eram realizados os concursos cosplay e coisas relacionadas) BEM ao lado da entrada, poupando um tempo valioso pra quem ia participar, já que as inscrições só podiam ser feitas no dia. O camarim também ficava logo em frente do palco, facilitando bastante o trajeto e mantiveram o guarda-volumes gratuito para quem ia se arrumar. Em questão de tamanho não mudou muito do Ressaca Friends (cobertura aqui), mas ficou um pouco mais organizado e haviam mais cabines masculinas e femininas, porém ainda acho que podia ser maior e mais cabines e espelhos disponíveis, pois no último dia, por exemplo, tinha gente que precisava esperar na fila pra poder se trocar.




  E dessa vez fizeram concursos todos os dias, desfile e apresentação tradicional, premiando os competidores a cada dia, inclusive com premiação em dinheiro e um troféu lindão. A única exceção para o último dia, onde só foi realizado o desfile e a seletiva do Cosplay World Masters, de onde saíram dois selecionados para a final (uma delas a dona desse blog, a Tary Belmont ٩(◕‿◕。)

  Mas algo que achei estranho foram alguns resultados do desfile, pois os jurados acabavam premiando quem fazia uma melhor performance, sendo que o concurso era apenas desfile, então a nota de maior peso deveria ser para a roupa, maquiagem, acabamento do cosplayer, ocorrendo assim muitos resultados injustos (pois para performance já existe a categoria "Apresentação").

  Outro erro grave do evento foi ter mudado o horário de alguns shows sem avisar ninguém, ouvi pelo menos relatos de duas atrações cujo shows ocorreram 1 hora antes do marcado na programação, então quem tinha se programado e principalmente comprado ingresso acabou perdendo tanto o show quanto o dinheiro.

  Para os artistas do Artist's Alley na hora de se cadastrarem para o evento, exigiram que não vendessem ou exibissem fan arts (artes de personagens existentes na cultura pop), pois os mesmos seriam considerados pirataria, já que eles possuem direitos autorais, mas haviam muitas lojas vendendo produtos com esses personagens, como camisetas, canecas, posteres, etc., então houve aí uma grande incoerência.

Cosplay Showcase
Não se esqueçam de se inscrever no canal!


Cosplayers pelo evento:





























Resultados do Concurso Cosplay:

Sexta-Feira - 06/07
Desfile:
1º Bruna de Oliveira - Malévola 
2º Carlos Soares - Bayek (Assassin´s Creed)
3º João Antunes - Homem-Aranha
__________________________________________

Sábado - 07/07
Desfile:
1º Johny Santiago - Genji Shimada (Overwatch)
2º Tatiana de Souza - Winifred Sanderson (Abracadabra)
3º Jéssica Xavier - Rapunzel (Enrolados)

Apresentação:
1º Johny Santiago - Genji Shimada (Overwatch)
2º Renata Melo - DVA (Overwatch)
3º Viviane de Olivera - Mamãe Gothel (Enrolados)
__________________________________________

Domingo - 08/07
Desfile:
1º Bárbara Barni - Mei (Overwatch)
2º Emerson de Jesus - Homem-Aranha 
3º Ana Luiza - Betty Boop

Apresentação:
1º Thamara Ramos - Boneca (Bloodborne)
2º Ana Luiza - Betty Boop
3º Renata Melo - Uraraka Ochako (Boku no Hero Academia)
__________________________________________

Segunda-Feira - 09/07
Desfile:
1º Larissa dos Santos - Chun-Li (Street Fighter)
2º Henrrique Carroci - Lysandre (Amor Doce)
3º Lucas Duarte - Joker (Esquadrão Suicida)

Cosplay World Masters
Apresentações:

Senua - Hellblade: Senua's Sacrifice

Aladdin

Claudia - Entrevista com o Vampiro

Oshima Yuko - AKB48

Star Lord - Guardiões da Galáxia

Nazgûl - Senhor dos Anéis

Ashley Winchester - Wild Arms

Etvaldo - Castelo Rá-Tim-Bum

Alice - Alice Madness Returns

Elphaba - Wicked

Myobi - Alichino

Zed - League of Legends

Soushi Miketsukami - Inu x Boku SS

Ultraman

Saga de Gêmeos - Saint Seiya

Resultado:
Mais uma vez o primeiro e segundo lugar ganharam vaga para a final brasileira que ocorrerá em 2019.

1º Viviane de Oliveira - Elphaba (Wicked) (Vaga para a final)
2º Tarsila Thomé Ramos - Claudia (Entrevista com o Vampiro) (Vaga para a final)
3º Renan Motta de Menezes "Kiba" - Soushi Miketsukami (Inu x Boku)


Esses são todos os finalistas do Cosplay World Masters Brasil 2019 até o momento.
A próxima seletiva será realizada no To-Sa Matsuri, dia 19/08 no Parque da Água Branca.


Texto: Marcos Maziviero
Revisão: Tarsila Thomé
Fotografia e Filmagem: Marcos Maziviero
Agradecimentos: Assessoria de imprensa da Maru Division

Um comentário:

  1. Acho que você vai precisar de uma sala maior para os seus Troféus, medalhas e prêmios! Você Arrasou!

    ResponderExcluir